27 de julho de 2011

Primeira campanha ateísta do Brasil é lançada em Porto Alegre


Milton Ribeiro e Vivian Virissimo

Porto Alegre se tornou nesta terça-feira (5) a primeira capital brasileira a exibir outdoors de uma campanha de mídia sobre ateísmo. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos e já havia sido recusada no final do ano passado pelas companhias de ônibus de São Paulo, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre.

Outdoors começaram a ser instalados nesta terça-feira (5) em Porto Alegre | Ramiro Furquim/Sul21

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) havia anunciado em 13 de dezembro do ano passado que alguns ônibus de Porto Alegre ostentariam mensagens ateias, porém, segundo Daniel Sottomaior, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) teria desistido da campanha na última hora.

“Fiquei sabendo pela imprensa que a ATP vetara a veiculação dos anúncios. Quando contatei com a Associação, ela primeiro confirmou o veto e depois passou a dizer qua nada ocorrera e que desconhecia o assunto”, afirmou Sottomaior ao Sul21.

As peças são polêmicas e falam sobre fé, moralidade e ateísmo. Uma delas exibe as fotos de Charles Chaplin, que era ateu, e Adolf Hitler, que não era ateu, com os dizeres “religião não define caráter”. Outra afirma “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, e traz imagens de uma divindade hindu, uma divindade egípcia e de Jesus de Nazaré, com as legendas “mito hidu”, “mito egípcio” e “mito palestino”. Uma terceira diz que “A fé não dá respostas, só impede perguntas”. Os cartazes devem ser exibidos ao longo de um mês.

"A fé não dá respostas, só impede perguntas", diz um dos cartazes | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Conforme pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, os ateus são as pessoas mais detestadas no país, merecendo repulsa, ódio ou antipatia de 42% da população. Para o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, o propósito da campanha é aproximar o ateísmo do dia-a-dia da sociedade e assim ajudar a diminuir o preconceito que existe contra ateus.

Em junho, a entidade ganhou uma liminar que lhe concedia direito de resposta na TV Bandeirantes para responder a comentários considerados ofensivos do jornalista José Luiz Datena, no extinto programa Brasil Urgente. A liminar foi cassada mas o julgamento do mérito continua pendente. Datena e a Bandeirantes foram processados por diversos ateus no país devido a esse episódio.

Na ocasião, Datena disse que só quem não acredita em Deus é capaz de cometer crimes. Para ele, ateus são “pessoas do mal”, “bandidos”, “estupradores”, “assassinos” e atribuiu a culpa da violência e da corrupção no país aos ateus.

Entre os dias 4 e 17 de julho estarão expostos dois outdoors. Os outdoors da segunda quinzena serão outros.

Os cartazes estão nos seguintes locais de Porto Alegre.
Bairro Bela Vista – Av. Carlos Gomes, 1229
Bairro Jardim Botânico – Av. Ipiranga, 3850 próx. Rua Barão do Amazonas
Bairro Chácara das Pedras – Av. Antônio Carlos Berta, em frente ao Mc Donald’s do shopping Iguatemi
Bairro Petrópolis – Av. Protásio Alves, em frente ao Hospital Petrópolis na esquina com a Lucas de Oliveira

fonte: sul21.com.br

- -

O site da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) é este: http://www.atea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=1 , Lá vc pode contribuir com a campanha e conhecê-los melhor.

15 comentários:

  1. Apoio o direito de se manifestar livremente, mas peço direito de resposta pra dizer que esses ateus são muito estúpidos ao confundir Deus e espiritualidade com Religião!

    Eles se dizem ateus, mas atacam as religiões.

    Em resumo, NÃO ENTENDERAM NADA!

    ResponderExcluir
  2. Citando, Volpini, 2011, "... esses ateus são muito estúpidos ao confundir Deus e espiritualidade com Religião!" Como assim? Amplie esses significantes.

    ResponderExcluir
  3. Olha só pelo slogan deles!

    - RELIGIÃO não define caráter
    - A fé impede perguntas
    - Somos ateus com os deuses dos outros.

    Eles estão falando de religião!
    Quando dizem q a fé impede perguntas, falam de DOGMAS. E em relação a deuses dos outros, tão falando da religião alheia.

    Eles estão na verdade fazendo crítica a uma religiosidade atrasada, velha, que não serve mais pro nosso tempo.

    Que, não por acaso, é a mesma crítica dos espiritualistas independentes! (outrora chamado de esotéricos, não gosto dessa palavra, já que faz dicotomia entre eso e exo, dentro e fora)
    A espiritualidade avançada (sem aspas e sem medo dos esquizoanalistas) sente Deus e não o pessoaliza. Deus não é uma pessoa, nem um Espírito que tem forma.
    Leva a sério essa questão de não adorar a imagem; e não constrói uma imagem nem visual, nem auditiva, tátil, enfim.. se torna UNO a Deus.

    Deus não se resume a religião!
    Religião vem de religar.. religar-se ao Todo, ao Universo, ao Lar.
    Encontre sua forma de fazer isso, do seu jeito, no seu caminho, e então você estará religado.
    Mas esse termo "re-ligar" (re- no sentido de tornar-se a) é complicado também porque é provocado por um engano, por uma ilusão de que não estamos mais ligados.

    Talvez, retomar a consciência de que somos Uno ao Todo. Aí sim, pois se perdeu essa noção, então o "re-" é bem vindo.

    ResponderExcluir
  4. Tem esse movimento aí, né. Mais antiteísta que ateu. Meio descabido. Geralmente se apoia nas "Ciências" e vê a crença religiosa como sinônimo de "atraso". É mais parecido com uma religião, mas sem deus.

    ResponderExcluir
  5. Metilfenidato, tem esse também, com o Tom Cruise como garoto propaganda e tal.
    Mas eu estava falando sobre outro ainda rsrss.

    ResponderExcluir
  6. Pô, o Zeitgeist é tipo isso, uma religião sem Deus. Um dia vai tocar na sua campainha 2 caboclos com panfletinhos sobre as mentiras das religiões.

    ResponderExcluir
  7. Isso que vc falou, ritalina boy, já aconteceu durante a Revolução Francesa.

    ResponderExcluir
  8. E teve o positivismo no século XIX também, Metilfenidato.

    ResponderExcluir
  9. Mas rolava panfletinho com a foto do Comte de casa em casa?

    ResponderExcluir
  10. Tipo, rolava ordem e progresso em bandeiras e teve aquele catecismo positivista. Acho q num rolou o santinho do Auguste.

    ResponderExcluir
  11. Religião da Humanidade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_da_Humanidade

    ResponderExcluir
  12. Alguns seguidores do Comte largaram ele depois q ele resolveu criar uma religião. Dizem q ele mijou praq trás! uhuaauh

    ResponderExcluir