"Zé Anézio,
fica se agarrando, Zé Anézio,
com um monte de macho, Zé Anézio,
desse jeito 'cê vai se comprometer!"
(NT: Essa versão só foi cantada oficialmentenuma intervenção de um show ao vivo; o Cedoc está fazendo uma pesquisa para ver se essa intervenção foi gravada; em breve teremos a resposta)
Quem escuta o "melõ do Rugby", a primeiro momento, pode apontá-lo como manifestação homofóbica, mas se a pessoa entender a mensagem da poesia, ela vai notar que não tem nada disso.
Muitos vão dizer: "ah, mas depois que o autor publicou a arte, a obra não mais lhe pertence e é passível de qualquer interpretação.". Correto, teve até aquele caso do Vestibular da Fuvest sobre a música do Caetano e tals; mas se for pensar por aí, então responsabilize-se pela interpretação.
Vamos explicar a letra! Primeiramente, devemos explicar que o Zé andou jogando Rugby por um tempo.
"fica se agarrando, Zé Anézio,
com um monte de macho"
Essa parte é fácil! Pra quem nunca viu, o Rugby é um esporte semelhante ao futebol americano com algumas regras diferentes. Os fanáticos do esportes vão dizer "É nada! É totalmente diferente!", mas pra nós, leigos, é semelhante. Por aí, pode-se notar que é um esporte de contato e que a equipe tem de brecar o avanço do adversário utilizando tronco e membros, portanto um esporte violento.
Os fanáticos também vão dizer que Rugby é esporte de macho!
Pesquisas feitas pela Psicologia Social, sob a abordagem de Moscovici, pesquisando sobre a Representação Social do Macho nos mostra que: entende-se "macho" o homem que segue o padrão estético da sociedade e que demonstra agressividade. Para saber mais, ver o Badinter (1993), XY : sobre a identidade masculina. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
Por isso, ele fica se agarrando com um monte de macho.
"desse jeito 'cê vai se comprometer!"Gustavo da HumanizaSUS (tipo Thales de Mileto e Erasmo de Roterdam), costuma dizer que o termo "compremetido" é muito usado no CRAS e na APAE para referir-se ao portador de deficiência. Quer dizer, comprometer-se é colocar-se em uma situação de deficiência, nesse caso a deficiência física.
Por ser um esporte violento, o praticante está sempre passível de sofrer um lesão de qualquer grau. Não há garantias de manter-se sem lesão, apesar de regras que vão na direção da manutenção física do atleta.
Num jogada qualquer, pode o atleta lesionar-se e ser uma lesão irreversível. E como o Zé Anézio era um atleta, ele poderia se lesionar irreversivelmente e tornar-se deficiente físico, quer dizer, ele poderia se comprometer.
Daí, percebe-se que a música não tem nada de homofóbica. É apenas uma preocupação do Jullian sobre a condição física do amigo Zé Anézio.
___________________________
Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby
A final da Heineken Cup de Rugby 2010/2011 foi disputada neste sábado, dia 21 de Maio de 2011, dia que seria o fim do mundo, mas não foi.
A Heineken Cup tem o peso da Champions League do Futebol.
Não seria ''copro meter''?
ResponderExcluir"copro meter" é tipo medidor de bosta?
ResponderExcluir''Re meter''?
ResponderExcluir''Compro meter''?
ResponderExcluirO que fode um porco?
ResponderExcluir''Pro meter'' qual a definição?
ResponderExcluirverdade fantasiada
ResponderExcluirEste post não é homofóbico assim como Bolsonaro também não é!
ResponderExcluir