27 de julho de 2015

"Latino, o maior animador de festas do Brasil"

"Não quero só te ver, preciso dar um toque
Você pra mim é muito mais do que um shopping"



Oh, Renata ingrata, me leva!
Latino, um grande mestre, com certeza teve várias fases em sua carreira. Desde "só você, que me fascina", passando pela questionável "Mexe com Lalá", "Festa no apê"e bombando com "Dança Kuduro".

Reparem que no início do clip ele chega com o carro do Collor:

Mas uma música de Latino é genial, a famosa "tchururururu" que na verdade se chama Vitrine. A letra da música em questão é muito bem descrita pelo título. Nela, o eu-lírico fala de uma mulher que ele vê e fica gamado. Uma espécie de voyeurismo, "me dá água na boca olhar pra você", "Eu olho pra você meu sonho se define".
Também podemos ir pela análise da via do machismo. Por essa via o eu-lírico veria a mulher como um produto, "mais do que um shopping", "Teu corpo e teu coração é uma vitrine." Sendo shopping e vitrine, ele pegaria na hora que quisesse.

Pela outra via, se o cara é voyeur, a vitrine é só pra ver e não pra consumir como um produto.

A terceira via de análise fala de consumismo. Num shopping, você vê várias vitrines, certo? Nem sempre você tem capital necessário para adquirir o que ali está. Produz-se desejo. E fossos sociais distanciam cada vez mais aqueles que acessam o que está ali, daqueles que só passam, e também daqueles que vão promover um "perdeu playboy" na saída do shopping.

Se na letra ele diz que "precisa dar um toque", ele não quer só ver. Quer dizer que, continuando a música, ele tem a "v
ontade mais louca de sentir o prazer de roubar o teu mel...". Bom, se ele tá roubando o prazer, caímos no fosso social, na produção do desejo, na produção da violência, no consumismo, e no machismo, afinal ele teve que roubar o mel, não é com o consentimento do sexo oposto.


Todas as vias se encontraram não necessariamente de forma linear. Latino, o maior animador de festas do Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário