13 de novembro de 2012

A genialidade de É o tchan no Hawaí

Que o É o tchan é genial você já sabe, apesar de ainda ter muita resistência e não dar o braço a torcer!

Esse post trata-se de uma música que dá nome ao álbum de 1998 do grupo: É o tchan no hawaí.

A música possui uma introdução incrível e bem bolada. Reparem os detalhes musicais, não é só a letra que possui referências ao hawaí, mas você é muito apegado a palavras né, cara?

Vamos lá, reparem o uso do efeito guitarra hawaiana ("ueeeeuuum"), aquele sonzinho que desliza. Esse tipo de acompanhamento é bem visível logo no início da música quando grande Beto Jamaica começa a entoar "Ula ula de lá...". O efeito é típico da música tradicional havaiana e é utilizado durante a  música em vários momentos, sendo bem nítida na introdução aliada a outro detalhe musical, os backing vocals.

O coro no começo da canção e também em outras partes da música acompanha o deslize da guitarrinha efeito havaiano: "tchaaaaaaan aaaan".

Há também outras referências instrumentais, reparem no meio da música toda vez que a letra diz "ula-la, ula-ula de lá pra cá...." há uma caidinha realizada pelos instrumentos que também tem clara influência da música hawaiana.
Além disso, o toque mais genial. Há uma música incidental logo após a introdução entoada por Beto e o coro descrito acima. Reparem a partir de 0:13 segundos do vídeo. Começa a tocar um toque com os metais do Tchan e aí está o toque da genialidade. Reconhece? Acha que é besteira?

Nada disso! É novamente uma referência contextualizada; mais precisamente ao seriado chamado Hawaii five-0. É o tema deste clássico! Ouçam a introdução do tchan e depois vejam isso aqui:


Aqui embaixo um vídeo com música e dança típica do Hawaí, pra você que num entendeu nada de guitarra com efeito hawaiano ou que não quer ver vídeo do É o tchan ("vê que se pode eu ver isso") ou que só vê vídeos de coisas culturais ou que continua como Jake LangDebleau dizendo que não há a priori, mas mesmo assim não quis ler esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário