11 de julho de 2011

Metodologia Científica – Pesquisa de Fontes Bibliográficas na Internet: Encontrando o que o Google não encontra

Copiei na íntegra de outro blog. Sim, eu sou preguiçoso!
Agora lê a parada!
--
A série Metodologia Científica de hoje apresenta mais uma dica para fazer pesquisa na Internet. Acredito que muitos desses motores de busca são pouco divulgados. Encontrei essa lista de motores de busca no site WWWhat’s New.
Destaque para o scirus.com: Mais de 370 milhões de artigos científicos. Eu acessei e comprovei que reúne muito material cientifico, inclusive, em portugues e o sistema de busca é bastante acessível.
Boa busca!
Muita gente ainda não sabe, mas nem todo o conteúdo da web pode ser encontrado com os motores de busca tradicionais, existem vários só com assuntos muito específicos ou com páginas extranets que não são controladas por robôs convencionais.
Dentre vários motores de busca, veja abaixo uma lista que pode ajudar aqueles que querem olhar para além do tradicional Google:
- InfoMine: Criado por algumas universidades americanas, os conteúdos são categorizados.
- Qwiki: Capaz de reunir informações de várias fontes para criar uma animação com os resultados. Eles lançaram um aplicativo IPAD realmente incrível. A pesquisa feita vem em audio-visual, muito legal.
- vlib.org: Uma das mais antigas do catálogo da web. Um de seus criadores foi Tim Berners-Lee.
- infoplease.com: enciclopédias, almanaques, atlas, biografias, que em muitas ocasiões, não aparecem em outros motores de busca.
- scirus.com: Mais de 370 milhões de artigos científicos.
- wolframalpha.com: Finalmente, não se pode deixar de comentar sobre o famoso Wolfram Alpha capaz de retornar resultados de operações matemáticas, análise inteligente de dados e informações processadas a partir de várias fontes
Cópia xerox, vulgo fonte: WWWhat’s New e carolineluvizotto.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário