28 de junho de 2011

Governo amplia passe livre e estudantes encerram protestos #contraoaumentoes #protestoemvitoria

Gazeta online

Haverá critérios para disponibilizar o benefício aos estudantes da Ufes. O Estado vai fazer um estudo detalhado sobre o assunto

foto: Fábio Vicentini
Protesto de estudantes
Universitários conseguiram a promessa de ampliação do passe livre e a possibilidade, cada vez mais próxima, de uma reunião com o governador Renato Casagrande (PSB)
As passagens de ônibus do Transcol não terão preços reduzidos ou congelados, mas as manifestações de rua com obstrução de avenidas em Vitória chegaram ao fim, segundo os integrantes do movimento estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os universitários conseguiram a promessa de ampliação do passe livre e a possibilidade, cada vez mais próxima, de uma reunião entre os manifestantes e o governador Renato Casagrande (PSB).

Esses são os resultados de mais uma reunião entre uma comissão de estudantes e representantes do governo do Estado, realizada na tarde desta segunda-feira (27), na sede da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), localizada na Capital.

"A reunião (com o governador) deve ser até o final desta semana ou no início da próxima", declarou a estudante Marcela Brum, integrante da comissão do movimento estudantil da Ufes. No entanto, o secretário de Ações Estratégicas, André Garcia, esclarece que ainda não há previsão para este encontro. "Ainda não existe um encaminhamento neste sentido, mas nós iremos dar uma resposta a eles em breve", afirmou.

Passe livre


sobre a ampliação do passe livre, Garcia explica que haverá critérios para disponibilizar o benefício aos estudantes da Ufes. "O governo já avalia essa questão há algum tempo. Nós iremos definir critérios com base em um recorte social que indique a necessidade de aumentar a concessão do passe livre. Não há data ou prazo para essa concessão, mas ela vai acontecer. Vamos iniciar os estudos necessários para definir esses critérios", disse.

Conselho Tarifário

O Conselho Tarifário (Cotar) terá mudanças. Em comum acordo entre estudantes e governo, uma nova formação com representantes da sociedade, do governo e de empresários do setor será definida em um projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa (Ales). O conselho é responsável pelos reajustes de tarifas do Sistema Transcol. Ainda não há data definida para o encaminhamento da matéria ao Poder Legislativo.

2 comentários: