2 de abril de 2012

Você assistiu Patch Adams e todos aqueles filmes chatos na faculdade, mas não viu Oasis



É o melhor filme sobre sobre pessoas com deficiência que já vi.
Hong Jong-du tem uma deficiência intelectual leve/moderada e Gong-Ju tem a mobilidade afetada por paralisia cerebral e grande restrição ao convívio social. Os dois se conhecem numa situação, no mínimo, impensável, e acabam criando um forte vínculo. Jong-du e Gong-Ju são oprimidos por todos aqueles que não carregam o estigma (família, polícia, comunidade, etc.), apesar de serem um inconveniente oportuno para muitos deles. O filme, apesar do plot clichê, tem uma abordagem diferente do convencional para a temática e tudo é muito duro, realista; a vida dos protagonistas é completamente árida e sem eixo. O único conforto que encontram é com seus pares: um com outro, Jong-du e Gong-Ju.Não há final feliz, nem trágico; os protagonistas não conseguem superar nada, não há compreensão, nem aceitação de nada. Não é um filme-denúncia ou militante. É uma história muito bem contada e conduzida que, somente, tem a intenção de provocar (nas tantas situações de opressão compartilhadas com pessoas reais e nas pequenas alegrias).
Destaque para a atriz Moon So-ri, que intercala uma mulher afetada por paralisia cerebral e outra de devaneios, como uma pessoa livre de restrição/lesão.

Oasis no IMBd
Oasis na Wikipedia

[Nota] Não encontrei maneiras de comprar o DVD no Brasil e o mais barato na Amazon.com custa U$50 (fora impostos). Mas tem como baixar em torrent.

Nenhum comentário:

Postar um comentário