9 de abril de 2012

Novo desafio do Concurseiro - Eis a questão: Piriguete ou Periguete?


Seria ou será um novo desafio do Concurseiro, porém há uma problematização pertinente nesse tema. A questão que urge é, qual a grafia correta: PIriguete ou PEriguete?

A norma portuguesa é clara, os substantivos derivados de outras palavras, seguem a mesma raiz da palavra de origem. Como assim? Por exemplo, o substantivo pedreiro vem de pedra. A raiz das palavras são iguais:
pedr.

Seguindo o raciocínio acima o correto seria PEriguete pois seria um derivado da palavra PErigo.

Mas, porém, contudo, todavia,
no entanto, entretanto, não obstante você já deve ter visto ou usado o termo de outra forma em suas buscas por imagens delas no google: PIriguete.

Inclusive, o google quando você escreve "periguete" diz:
Você quis dizer: piriguete

O termo PIriguete teve seu surgimento, senão me engano na Bahia e teve sua difusão espalhada depois daquela apresentação em que disseram que a Ivete tava possuída:



Uma palavra inventada no âmbito da linguagem oral e da cultura popular que depois foi passada para sua forma escrita PIriguete. Breno problematizaria pertinentemente "Vai desmerecer a cultura do povo?"


Diante disso, a banca CESPE traz o novo desafio do concurseiro:

O julgamento do item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o comando a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).


ITENS:

1 A grafia correta da palavra é periguete.

2 A grafia correta da palavra é piriguete.


5 comentários:

  1. Bom, primeiramente devemos considerar a grafia de "pErigo" e a forma popular de se falar "pIrigo".
    Lembrando de Silvio Luiz em sua invenção do verbo "pErigar". Diria ele que o jogo "pIrigou para a seleção brasileira".

    Devemos considerar também que anterior á expressão p*riguete, havia a expressão "estar a perigo" (sem crase).
    Referências bibliográficas sobre essa questão são encontradas em FISCHER, L.A. Dicionário Impreciso de Porto-Alegrês. 2008 disponível em http://www.nao-til.com.br/nao-61/dicionri.htm a saber:

    "Estar 'a perigo' é o mesmo que estar 'na unha': em situação-limite, nas últimas, matando cachorro a grito."

    Muitos poderiam questionar que seria pIriguete dizendo que não se tem base para relacionar "piriguete" com "perigo"; mas a partir do citado acima, podemos ver que as expressões são reinventadas no decorrer da história: então a mulher que venha "Estar a pErigo" é uma "pEriguete"; porém na a pronúncia popular a mulher que venha "Estar a pIrígu" é uma "pIriguetI".

    Muitos também irão questionar a fonte, visto que é um dicionário impreciso. Mas aí caímos na problematização de Breno.
    Mas também temos que enaltecer a coragem do autor, pois toda publicação científica na área de história e letras é imprecisa, visto que pode ser discutida e substituída por outra fonte de maior credibilidade.

    Por isso,
    1 V
    2 F

    Uma nota à banca:
    Em periguete, de pronúncia piriguéti Vocês entraram no quesito do E/I de pE/pI, mas não mencionaram o tE/tI nem o guE/guÉ.

    ResponderExcluir
  2. Caro operador do Hopi Hari,

    Sua pontuação final é: -2.

    Segundo o edital: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

    O senhor respondeu com V ou F e não com C ou E.

    Att,
    Banca Avaliadora

    ResponderExcluir
  3. V de Vingança e F de Foda-se!

    ResponderExcluir
  4. Caro ABNTroll,

    O Edital em seu artigo 14.6.7 afirma:

    14.6.7 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.

    Att,
    Banca Avaliadora

    ResponderExcluir
  5. Periguete ou piriguete seria por esta estar a perigo/pirigo ou por essa ser um perigo/pirigo?

    ResponderExcluir