7 de novembro de 2010

Filme: Uma Escola Muito Louca (Soul Man) (1986)

Soul Man é um filme que me deu um pouco de trabalho para encontrar o nome. Não virou um clássico de "Sessão da Tarde", acho que por ser uma comédia "muito séria".
Juntando sinopses aqui e ali, acontece o seguinte: Mark (C. Thomas Howell) consegue passar em Direito para na Universidade de Harvard, mas seu pai (Max Wright, o pai da família Willie Tanner de ALF) havia decidido que seria melhor gastar o dinheiro da faculdade numa viagem ao Havaí com a esposa. Mark, então, falha em conseguir financiamento para a faculdade e recorre a uma bolsa de estudos para estudantes negros e pobres. Como ele é branco, passa a tomar uma superdose de pílulas de bronzeamento artificial e precisa aprender a "ser negro".
O elenco é muito bom e tem várias cara conhecidas, como Leslie Nielsen, James Earl Jones e Rae Dawn Chong. C. Thomas Howell, à época, era uma grande promessa do cinema.
Bom, o interessante é como o personagem precisa se adaptar a se "comportar como negro", porque todos os brancos o tratam como negro e esperam determinadas coisas dele. A cena do jantar com a família da peguete branca de Mark é fenomenal, impagável.
No mais, o filme é bem direto quanto a relação entre brancos e negros nos Estados Unidos e denuncia brilhantemente o preconceito racial. Mesmo assim, segundo a Wikipédia, houve protestos porque o uso do Blackface foi visto como ofensivo. Aqui no Brasil, seria impossível realizar um filme assim e seria vetado até no pensamento.
Você pode comprar pelo DVD World... mas sempre tem por aí para baixar.

2 comentários:

  1. Tava procurando esse filme faz um tempao, mas nao conseguia lembrar o nome em portugues..agora sei, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Ele vive um romance com uma personagem negra mas nao da um beijo sequer na mesma.

    ResponderExcluir